Localizada a 1.245m do nível do mar, Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra Catarinense, sendo uma das cidades mais frias do Brasil e com incidência de neve todos os anos. Com paisagens naturais impressionantes que podem ser visitadas em qualquer época do ano, ela possui belíssimas cachoeiras, cânions gigantes, o mirante da Serra do Rio do Rastro e infinitas araucárias.
Com 284 curvas e 1.421m de altitude, a Serra do Rio do Rastro é conhecida pela sua paisagem deslumbrante e mirantes espetaculares, sendo considerada uma das rodovias mais incríveis do mundo! No seu topo, você poderá visitar o Mirante que lhe dará uma visão de toda a serra. Em dias claros é possível avistar até mesmo o mar a mais de 100km de distância.
Esse é o cânion com acesso mais fácil para os viajantes. Ele fica a 2km para a direita de quem vai descer a serra, junto ao parque eólico. A estrada do parque leva até bem próximo, sendo necessário caminhar apenas 350m para chegar à sua borda. Mas você também pode acessá-lo através do Mirante Serra Parque, uma outra atração bem bacana em Bom Jardim da Serra.
Esse é o mais imponente cânion de Bom Jardim da Serra. Possui em torno de 5km de extensão e vários vértices, belas cachoeiras e penhascos verticais de grande altura. Ele pode ser visitado pelos dois lados: pelo lado norte, através da Fazenda Rincão da Palha ou pelo lado sul, através da Fazenda Santa Cândida.
O Cânion do Funil, com seus 2km de extensão e a 1.590m de altitude, se destaca dos demais cânions por suas formações pontiagudas, entre paredes profundas. Por ficar em propriedade particular, só pode ser visitado com agência, passeios guiados ou com autorização dos proprietários.
Essa cascata é uma bela cachoeira, de fácil acesso, localizada as margens da SC-390. Para visitá-la, basta estacionar junto ao portal da cidade, onde você avistará a cachoeira e o letreiro de Bom Jardim da Serra. Ao lado do pórtico, tem uma escadaria que te levará até ao nível d’água.